|Eventualidades| I Encontro Literário LGBT de Rio Claro, por Rober Pinheiro

No próximo final de semana acontece em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, o I Encontro Literário LGBT. Em sua edição de estreia, o evento ocupará todo o final de semana de 18 a 20 de maio com uma programação voltada à literatura, artes, teatro, exposições e atividades diversas.

 Segundo o Grupo Auê, responsável pela organização, o Encontro, que se junta às comemorações do Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado mundialmente em 17 de maio, “tem como proposta exaltar a literatura do gênero e incentivar a produção voltada para o segmento, além de trazer a reflexão da literatura contemporânea baseada nas mudanças e quebras de paradigma da sociedade heterossexual tradicional”.
Abrindo a programação, os escritores Kiko Riaze e Kizzy Ysatis falam sobre a literatura fora do armário, traçando um panorama acerca da identidade do gênero, das ideologias e do homoerotismo na literatura brasileira. Coquetel, Sarau Cultural e apresentação da banda cover feminina Red Hot Chili Peppers também estão no cardápio da sexta-feira.
No sábado, o evento segue com oficinas literárias e de redação que vão abordar a literatura mundial contemporânea e os recentes lançamentos editoriais voltados para públicos específicos, como o homossexual, e uma mesa redonda sobre Socialização LGBT, com discussões relacionadas a políticas públicas e à questão homossexual.
Às 20 horas, A Fantástica Literatura Queer entra em cena.  Num bate-papo com Vitor AngeloCristina LasaitisRichard DieguesM. D. AmadoAndré “Pomba” Cagni e este que vos escreve serão discutidos os rumos da literatura segmentada, a publicação, a temática e o público LGBT.
Além do bate-papo e do lançamento dos dois primeiros volumes, Vermelho e Laranja, d’A Fantástica Literatura Queer, tenho um dedinho de participação em outro evento mega especial. Durante os três dias, o I Encontro Literário LGBT de Rio Claro vai abrigar a Mostra True Colors, do fotógrafo Ton Hooster, exposição que tive o prazer de coorganizar, além de escrever o texto de apresentação. A Mostra True Colors é um ensaio bacanérrimo que traz como foco cenas do cotidiano de casais homoafetivos, priorizando a afetividade em detrimento da sexualidade.  Precisa dizer mais?!
Conheci o trabalho do Ton recentemente e me apaixonei logo de cara. Tanto que já engrenamos um projeto incrível que unirá literatura, arte e fotografia de um jeito todo especial. Ainda não posso falar muito sobre o que estamos aprontando, mas logo, logo posto aqui no blog mais um dedinho de informações sobre… 😉

Pra fechar o evento, no dia 20, haverá uma apresentação da peça ‘O Clitóris do Homem’, da Associação Teatro de Pano, a partir das 15 horas, além da exibição de curtas-metragens com temática LGBT e um debate sobre a caracterização gay em filmes e peças teatrais.

Fora as mesas, debates e shows, durante todo o evento haverá banca de livros com até 50% off de títulos das Editoras Estronho e Tarja, além de sorteio de livros e CDs.
Ah, detalhe importantíssimo: todas as atividades são gratuitas.
I Encontro Literário LGBT de Rio Claro vai rolar na sala de cinema do Centro Cultural Roberto Palmari, com ações também no bar Óbvio Rio Claro e Pepper Bar. A programação completa e outras informações estão no site:http://www.literaturalgbt.com/
P.S: Pra quem não vai poder ir ao evento, deixo abaixo um gostinho do excelente trabalho do Ton:
 
Este artigo é a reprodução do original postado no blog do autor e coorganizador da coletânea A Fantástica Literatura Queer.
Anúncios